domingo, 22 de maio de 2011

Plantio dos Butiazeiros e Dasylirion wheeleri no Condomínio Charqueadas


   Esta semana plantamos 7 Butiazeiros (Butia capitata) e 10 Dasylirion wheeleri  no Condomínio Charqueadas às margens do Canal São Gonçalo e Pelotas RS. Empreendimento da http://www.v3empar.com.br/ e Gerenciamento Paisagístico da http://www.casaejardimpelotas.com.br/ . Somente 8 terrenos, cada um com 2400m2 e uma área de lazer privilegiada de mais de 6.000m2. Em outro Post detalharemos melhor o Projeto!

   O primeiro procedimento de plantio é o coveamento. No local onde irá ser feita a cova deve haver em volta uma área permeável para infiltração de água e aeração do solo.
A cova deve possuir dimensões mínimas de 0,8x0,8x0,8 m e permitir que a muda fique numa posição central dentro da mesma. Quanto mais deficiente o solo em suas características físicas e químicas, maior deverá ser a cova.


As folhas são verde-acinzentadas, pinadas, com até 4m de comprimento, cujas bases permanecem no tronco por muitos anos. O ambiente deve ser de sol pleno. Tolera geadas, ventos, maresia, frio, calor intenso, seca e umidade excessiva temporária, ou seja, é uma planta extremamente resistente. Seus frutos são adocicados e comestíveis. Porte: Palmeira de grande porte que pode atingir até 12m de altura e tronco de até 0,7m de diâmetro. Inflorescência curta, com flores creme. Apresenta crescimento lento.



A retirada das espécies deve ser cuidadosa, com a cinta devidamente colocada.


Muita água agora!!!


    O Dasylirion é uma espécie que emite radialmente folhas laminares, verde-acinzentadas, com espinhos amarelos nas margens. As folhas mortas cobrem o tronco, formando uma saia. O surgimento de pequenas fibras mortas e esbranquiçadas na extremidade das folhas valoriza seu aspecto esférico. Aprecia ambientes de sol pleno e tolera zonas de clima úmido, desde que haja drenagem. Por ser muito resistente, suporta bem a maresia, ventos, seca, calor e frio extremos (-18ºC a 50ºC), além de solos pobres. Porte: Planta de médio porte que pode atingir até 2m de altura (tronco) e 2,4m de diâmetro. Apresenta crescimento lento.

As espécies foram adquiridas da Summo Solo, empresa de Pelotas visando a valorização dos produtores locais e a sustentabilidade na Logística de transporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário